Depois do encontro presencial do curso de formação de professores do dia 01/10 fiquei pensando sobre métodos para inovar na sala de aula e incentivar os alunos a aprender com mais disposição. Isso aconteceu porque a aula foi muito boa e me fez ficar com vontade de estudar sobre o assunto, que era concepções do processo de ensino e aprendizagem. Eu fui pro encontro sem ler o texto (que vergonha!). Se o pessoal não tivesse bolado uma aula tão legal eu provavelmente sairia mais desinteressada que entrei, mas o formato do encontro despertou e muito minha curiosidade e eu sai de lá morrendo de vontade de ler mais sobre o assunto!
Desde então eu não consigo parar de pensar em como eu poderia fazer alguma coisa parecida com as minhas disciplinas! Será tão difícil inovar em uma aula de cálculo?
Eu gostaria muito de conseguir isso!
As aulas que vi durante o curso, mesmo aquelas ministradas pelos prefessores mais dedicados, seguem o mesmo modelo sempre, desde não sei quantos mil anos atrás!
Eu conheço um único professor que chegou à conclusão de que o modelo não é bom, mas resolveu o problema de uma forma meio radical demais. Ele fala em qual parte do livro está a matéria da próxima aula, cada um estuda em casa e vai na sala só pra tirar dúvidas e escutar as histórias dele! Eu concordo que isso é melhor do que ver o professor copiar o livro no quadro, mas está muito longe de ser o ideal!
Continuarei quebrando a cabeça em busca de um jeito inovador de fazer essas crianças entenderem cálculo... qualquer sugestão é benvinda! :-)
Nenhum comentário:
Postar um comentário