O post de hoje é sobre ela: a incrível e deslumbrante Torre Eiffel. A torre é feita de ferro e foi construída no século XIX. Está localizada no Champ de Mars, em Paris, e se tornou um ícone mundial da França e uma das estruturas mais reconhecidas no mundo. A Torre Eiffel, que é o edifício mais alto de Paris, é o monumento pago mais visitado do mundo, milhões de pessoas sobem à torre cada ano. Nomeada em homenagem ao seu projetista, o engenheiro Gustave Eiffel, foi construída como o arco de entrada da Exposição Universal de 1889. Para a Exposição mundial fez-se uma competição de design arquitetônico para o monumento. Mais de cem designs foram submetidos ao concurso e o comitê do Centenário escolheu o projeto de Eiffel. Com seus 324 metros de altura, possuía 7300 toneladas quando foi construída. Foi a estrutura mais alta do mundo desde a sua conclusão até 1930, quando perdeu o posto para o Chrysler Building, em Nova York, Estados Unidos.
A torre tem três níveis para os visitantes. Os ingressos podem ser adquiridos nas escadas ou elevadores do primeiro e do segundo nível. A caminhada para o primeiro nível é superior a 300 degraus. O terceiro e mais alto nível só é acessível por elevador. Do primeiro andar vê-se a cidade inteira, tem sanitários e várias lojas e o segundo nível tem um restaurante.
Eu não encarei as escadas, mas mesmo de elevador é preciso ter paciência. As filas não são nada agradáveis.
Além disso é bom ter cuidado com os seus pertences. Muitos carteiristas ficam de plantão lá em cima esperando algum lerdo chegar.
A torre tornou-se o símbolo mais proeminente de Paris e da França. A torre é uma parte do cenário caracterizado em dezenas de filmes que se passam em Paris. Seu estatuto de ícone é tão determinado que ainda serve como um símbolo para todo o país, como quando ela foi usada como o logotipo da candidatura francesa para sediar os Jogos Olímpicos de Verão de 1992.
Quando o contrato de vinte anos do terreno da Exposição mundial (de 1889) expirou, em 1909, a Torre Eiffel quase foi demolida, o que só não aconteceu porque ela podia ser usada como uma antena de transmissão de rádio. Os últimos vinte metros da torre correspondem à antena de rádio que foi adicionada posteriormente.
Ao todo, desde a abertura, a torre já recebeu um total de 244 000 000 de visitantes.
Em 2011, teve 7,1 milhões de visitantes e a empresa que gere o monumento (Société d’exploitation de la Tour Eiffel – SETE) registrou um volume de negócios de mais de 73 milhões de euros.
A torre vale muito a visita! A vista lá de cima é sensacional. Eu recomendo subir no final da tarde, porque você pode aproveitar a vista com a luz do dia e também a noite e entender porque Paris é chamada de cidade luz!
Algumas fotos da minha primeira ida à torre, em maio de 2013, com a companhia sensacional do meu amor.
A minha segunda visita a torre também foi sensacional. Tão sensacional que as vezes é difícil acreditar que eu tive tanta sorte. Foi no dia 14 de julho, quando a França comemora a queda da Bastilha. O dia termina com um incrível show de fogos de artifício na torre. As pessoas passam a tarde fazendo piquenique no Champ des Mars. Foi muito legal!
Algumas fotos da segunda visita, que fiz acompanhada dos meus queridos amigos Ju e Robson.
Fonte: Wikipedia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário